Periodontologia
Ramo da Medicina Dentária que se dedica aos tecidos de suporte dos dentes:
Gengivas, Osso e o ligamento entre o dente e o osso. Existem várias patologias, as mais comuns são a gengivite (inflamação/infecção gengival) e a periodontite (inflamação/infecção do osso). A causa mais comum é a placa bacteriana e o tártaro ou “pedra”.
Existem bactérias que produzem toxinas capazes de destruir o colagéneo que é a estrutura base do osso e da gengiva, a evolução destas doenças levam à perda de osso e gengiva e consequente perda dentária. O modo de as evitar é fazer as limpezas ou destartarizações de 6 em 6 meses e uma boa higiene oral de 12h em 12h com a técnica e os materiais adequados.
Por vezes, existe a necessidade de pequenas cirurgias, efectuadas por um profissional especializado, que envolvem a raspagem e alisamento radicular e eliminação bacteriana, suportada por um tratamento antibiótico.
Limpeza Dentária ou Destartarização
Plástica Gengival
Correcção Sorriso Gengival
Perguntas Frequentes
A Limpeza ou Destartarização que efectuamos é feita numa consulta e tem duas fases:
1) Limpeza com Ultrassons, em que é removido o tártaro supra e infragengival;
2) Polimento com Jacto, em que um leve jacto limpa, branqueia e alisa a superfície dos seus dentes, o que os deixa mais brancos e macios.
Manter os seus dentes brancos e as suas gengivas saudáveis depende de si.
Escovagem diária e destartarizações de 6 em 6 meses na maioria dos casos.
São procedimentos utilizados para regenerar gengiva e massa ósseo à volta dos dentes.
Através de técnicas muito especializadas, conseguimos recuperar perdas ósseas e gengivais devolvendo a estética e harmonia do conjunto Dente – Gengiva.
Recorremos a técnicas de transplante gengival quer com gengiva própria como com biomateriais de última geração.
Com a utilização de Plasma Rico em Factores de Crescimento conseguimos óptimos resultados e de um modo mais rápido e eficaz.
Alguns sorrisos mostram demasiada gengiva tornando-se menos bonitos, causando uma alteração grande na estética da face, as técnicas mais antigas são muito invasivas, obrigando a cirurgias extensas com anestesia geral, com grande morbilidade e de um modo irreversível.
Através de uma técnica simples e rápida em menos de uma hora corrigimos a linha do sorriso com uma pequena intervenção na gengiva e lábio, o resultado é imediato e reversível.