Sedação Inalatória

 Clínica / Dentária / Sedação Inalatória
Odontopediatria - gás do riso

Sedação Consciente Inalatória
Protóxido de Azoto ou Óxido Nitroso (N2O2)

O óxido Nitroso (N2O2) ou protóxido de Azoto e também conhecido como gás hilariante foi identificado por volta de 1774 pelo químico Inglês Joseph Priestley, teve a sua história precocemente ligada à da medicina dentária já que em 1840, um dentista, Horace Wells, conduziu uma série de estudos com o gás, empregando-o no alívio da dor e disputando com William Morton a condição de criador da sedação consciente inalatória. Em 1868 um cirurgião de Chicago, Edmund Andrews começou a utilizá-lo em combinação com o oxigénio, método actualmente utilizado e extremamente popular pela segurança e eficiência.

O óxido nitroso ou protóxido de azoto foi o principal meio de sedação em medicina dentária por muitos anos. É um processo muito seguro em que o paciente recebe 50-70% de oxigénio (o ar que respiramos tem apenas cerca de 21% de oxigénio) e é utilizada uma percentagem de N2O2 de 30-50%.

Tem um cheiro doce, não irritante e sem cor. Os pacientes conseguem respirar sozinhos, falar e manter o controlo de todas as suas funções corporais.

Provoca a perda da noção do tempo e amnésia ligeira, não se recordando dos tratamentos que efectuou na consulta.

Como o termo indica Sedação (acto de sedar - moderar; acalmar; assedar), consciente (que sabe o que faz) inalatória (absorver (pelas vias respiratórias)).

Não é um processo de anestesia, é apenas uma sedação, tal como se tomam comprimidos ansiolíticos, a sedação inalatória é um medicamento administrado por via respiratória e medicamente assistido. Tendo a vantagem de ter uma rápida acção em cerca de 3-5 minutos e uma rápida cessação em cerca de 3-5 minutos. É utilizado com frequência em muitos países (EUA, Inglaterra, Finlândia, Canadá, Brasil, Islandia, etc.) desde há muitos anos com 100% de segurança.

Algumas vantagens no uso da sedação consciente inalatória

> Podemos aumentar ou diminuir o grau de sedação consciente durante a consulta

> Terminando a sedação não existe qualquer alteração fisiológica ou mental podendo mesmo conduzir após a consulta

> A sedação inalatória é 100% segura para o coração e pulmões

> É apropriada para doentes cardíacos e/ou hipertensos, pois diminui a frequência cardíaca e a tensão arterial

> Elimina o medo e a ansiedade dos tratamentos Médico Dentários, levando a relaxamento profundo, elevada sensação de bem estar e analgesia pré-anestésica

> Acção muito rápida cerca de 3-5 minutos e uma rápida cessação em cerca de 3-5 minutos

> Mais segura que outros tipos de sedação nomeadamente por via oral (Dormicum, Valium, Sedoxil, Xanax, etc.)


VMC Quantiflex MTX anesthesia machine
Sedação - criança

Antes de realizar uma consulta com sedação consciente não se deve comer nas 4 horas anteriores e não se deve beber nas 2 horas anteriores à sedação consciente inalatória. Deve indicar toda a medicação que está a tomar mesmo que seja homeopática, natural, etc., pois alguns princípios activos de alguns medicamentos nomeadamente para o sistema nervoso central devem ser suspensos até 8 dias antes do tratamento com sedação com protóxido de azoto

Quem não deve fazer sedação inalatória?

Não existem contra-indicações major para o uso deste tipo de sedação, no entanto, tem de ser avaliado o seu uso em doentes com enfisema pulmonar severo ou qualquer outra dificuldade respiratória severa. Este tipo de sedação consciente é realizada via nasal, logo se não conseguir respirar pelo nariz (exemplo: constipação) não é possível de se fazer.
Pode querer fazer um teste de 5 minutos para ver como se sente com este tipo de sedação antes de prosseguir.



Durante todo o processo de sedação e tratamento monitorizamos todos os seus sinais vitais através de um Oxímetro de Pulso (frequência cardíaca, percentagem de O2 no sangue e pressão arterial).

Apenas é colocada uma leve mola num dedo da sua mão de modo a poder relaxar mais descansada.

Oxímetro de Pulso
Serviço de Urgência Dentária 24 horas Todos os dias Sábados, Domingos e Feriados das 0h às 24h
Contacte-nos Aqui  


ISO 9001