Próteses Removíveis

 Clínica / Dentária / Próteses Removíveis

Próteses Removíveis

As próteses removíveis são um dos modo de substituir os dentes ausentes e utiliza-se com muita frequência. Estas próteses são o processo mais económico para recuperar a estética e a função.

Os materiais utilizados nestes tratamentos são muito importantes de modo a conseguir uma óptima estética e durabilidade. Os nossos técnicos de laboratório são especializados e experientes, utilizando os melhores materiais e as técnicas mais avançadas.

Prótese Removível

Próteses Acrílicas vs Próteses Esqueléticas

As próteses acrílicas são as próteses dentárias mais económicas, utilizam-se para a substituição de 1 até todos os dentes. São todas feitas em acrílico normalmente rosa e/ou transparente podendo ter ganchos para retenção nos dentes. São essencialmente apoiadas na mucosa (gengiva) durante a mastigação.

As próteses esqueléticas são mais dispendiosas que as acrílicas, cerca de 2 a 3 vezes mais. Utilizam-se para a substituição de 1 ou mais dentes mas não como próteses totais, pois requerem alguns dentes para a sua óptima função e retenção. A sua base de sustentação ou esqueleto é feito numa liga metálica inoxidável (cromio, niquel e cobalto) revestido de dentes e gengiva de acrílico. É mais confortável que a total acrílica pois é mais pequena e fina, assim como é mais resistente a fracturas. São essencialmente apoiadas nos dentes durante a mastigação.


Próteses Removíveis
Manutenção das Próteses Removíveis

Este tipo de prótese deve ser removida após cada refeição, e deverá ser lavada, assim como os dentes presentes na boca. Pelo menos uma vez por dia deve ser feita uma limpeza mais elaborada da prótese dentária. Deve-se utilizar uma escova, que poderá ser uma escova de dentes, uma escova de unhas ou uma escova própria para próteses dentárias. Os produtos de limpeza não devem conter químicos abrasivos (exemplos: acetona, diluente, alcoois, lixívia, etc), pode ser utilizada pasta dentária, detergente de loiça (óptimo desengordurante), pastilhas efervescentes e espumas apropriadas.

Não lavar a prótese colocada na boca, deve retirá-la sempre para lavar. E não esquecer de lavar bem os dentes presentes na boca especialmente os locais em contacto com a prótese, pois restos alimentares entre a prótese e os dentes vão provocar cáries e estragar os dentes. O uso de próteses dentárias é sempre um factor de risco acrescido para os dentes e as gengivas.

As próteses removíveis devem ser ajustadas no mínimo uma vez por ano, pois nos locais de ausência de dentes não há qualquer estímulo ósseo, deste modo o osso reabsorve e a próteses fica folgada ou larga, é preciso preencher o espaço com acrílico através de um processo denominado de rebasamento. Se não for feito as próteses ficam desajustadas perdendo a função e a estética podendo provocar alterações de envelhecimento na face.


Implantologia - Próteses Removíveis
Imagem: Perda óssea e envelhecimento da mandíbula com a falta dos dentes
Alternativa às Próteses Removíveis

As próteses removíveis não estimulam a massa óssea, recuperam a função e a estética mas os nossos maxilares envelhecem na mesma. Existe sempre desconforto devido ao volume que estas próteses ocupam. Existe sempre a falta de confiança associada ao medo de que os outros notem ou mesmo que as próteses se movimentem ou caiam, especialmente nas pessoas mais novas.

Com os implantes dentários podem-se colocar os dentes fixos, os implantes dentários estimulam as células ósseas não havendo reabsorção e envelhecimento ósseo dos maxilares e da face.

Serviço de Urgência Dentária 24 horas Todos os dias Sábados, Domingos e Feriados das 0h às 24h
Contacte-nos Aqui  


ISO 9001