Podologia

Podologia
  • Dr. Cláudio Bessa

• Podologista
  • O Podologista ou Podiatra é o profissional de saúde habilitado para o exercício da Podologia, tendo um conhecimento alargado e diferente do conhecimento de calistas e pedicures, utilizando técnicas conhecidas e estudadas e respeitando sempre normas assépticas de esterilização e higienização indispensáveis.
  • O Que Fazemos

• Podologia
  • A Podologia é a ciência da Saúde que estuda de forma completa o membro inferior tendo como objectivo o diagnóstico e tratamento do pé e suas repercussões no organismo humano.
    Tratamento dos pés. Calos, verrugas e joanetes. Pé diabético e palmilhas.

Tratamentos de Podologia

Correções de alterações ungueais
As formas e tipos de unha podem levar a processos dolorosos e incapacitantes que alteram o bem estar do nosso dia-a-dia como unhas encravadas. A utilização de Ortonixias, aparelhos corretores simples e indolores, pode reverter situações crónicas de forma muito eficaz.

Ungueais 1 antes   Ungueais 1 depois       Ungueais 2 antes   Ungueais 2 depois

Onicomicose – Tratamento a Laser
Fungos nas unhas eliminados de forma rápida, eficaz, indolor e sem contra-indicações.

Como é sabido o tratamento das onicomicoses é demorado, quando efetuado com aplicação de medicação tópica local, como os vernizes antifúngicos e na maior parte dos casos é também ineficaz. Quando recorremos á medicação antifúngica oral temos maior probabilidade de sucesso, mas com um custo mais elevado para o organismo, sendo conhecidas várias contraindicações.

Laser 1   Laser 2

A Laserterapia apresenta-se como uma solução válida, obtendo resultados muito satisfatórios mesmo em onicomicoses severas, sendo um tratamento sem dor, praticamente sem contra-indicações e sem efeitos secundários.

Laser 1 antes   Laser 1 depois       Laser 2 antes   Laser 2 depois
Comparação entre o antes e o após 2 meses de tratamento de laserterapia

Esporão calcaneano
O esporão é uma patologia incapacitante que se caracteriza por uma calcificação por baixo ou pela parte de trás do osso do calcanhar.

Esporão do Calcaneo 1       Esporão do Calcaneo 2

Pode em alguns casos responder bem a tratamentos conservadores, como palmilhas ortópodologicas por medida, juntamente com medicação local (anti-inflamatórios), infiltrações ou em último caso ser necessária a cirurgia.

A cirurgia do esporão do calcâneo é hoje relativamente simples, praticamente indolor, realizada com técnica minimamente invasiva com um período de recuperação muito curto de 2 ou 3 dias!
Neuroma de Morton
Neuroma de Morton é um processo inflamatório crónico caracterizado por um espessamento progressivo de um nervo interdigital, normalmente localizado entre o 3.º e 4.º ossos metatársicos do pé. Esta inflamação pode ser resposta a um traumatismo, irritação ou pressão provocada sobre esse nervo.

Neuroma de Morton

É uma patologia que afeta mais mulheres que homens, devido ao tipo de formas e altura do salto do calçado.

Os sintomas podem variar entre dor aguda, formigueiro, ardência e mesmo dormência em algumas ocasiões. O descalçar do sapato e massagem da zona trás alivio sempre que o calçado é demasiado apertado.

O tratamento passa por anti-inflamatórios locais ou orais, calçadoterapia, suportes plantares personalizados (palmilhas por medida), infiltrações ou até cirurgia em alguns casos.
Ortesiologia
Esta área da Podologia dedica-se á confeção de próteses e ortóteses em silicone com vista à correção e compensação de vária alterações dos pés, principalmente digitais.

São próteses e ortóteses sempre personalizadas, realizadas diretamente sobre o pé do paciente e no momento da consulta, com vista a serem utilizadas para prevenção assim como tratamento de várias patologias.

As patologias com potencialidade para derem debeladas com este tipo de dispositivos são os joanetes, dedos em garra ou sobrepostos, helomas (calos), unhas encravadas e outras.

Ortesiologia 1   Ortesiologia 2   Ortesiologia 3   Ortesiologia 4   Ortesiologia 5   Ortesiologia 6

Serviço de Urgência Dentária 24 horas Todos os dias Sábados, Domingos e Feriados das 0h às 24h
Contacte-nos Aqui

ISO 9001